Boa noite! Terça-feira, 23 de maio de 2017
PLANEJAMENTO URBANO

O saneamento básico é definido por lei e adotado pelo Ministério das Cidades como o conjunto dos serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais, além de drenagem das águas pluviais urbanas. O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) abrange um diagnóstico das condições da prestação dos serviços, com indicadores sanitários, epidemiológicos, ambientais e socioeconômicos.

Na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, o Instituto Goio-En, juntamente com o poder público municipal e a comunidade, identificam as condições e necessidades sanitárias locais, para então propor uma série de objetivos, estratégias, ações, programas, dentre outros recursos que viabilizem a implantação de sistemas de tratamento de esgotos e propiciem o pleno abastecimento de água às populações.

Para a elaboração deste Plano, o Instituto Goio-En baseia-se na legislação vigente que estabelece os princípios para a Política de Saneamento Básico, que deve ser adequada à saúde pública, à proteção do meio ambiente e às condições locais. Do mesmo modo, deve promover a integração com as políticas de desenvolvimento social, habitação, transporte, recursos hídricos, educação e outras.

O objetivo é acompanhar a Prefeitura na execução do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), promovendo a melhoria da saúde coletiva, tendo como metas os seguintes itens:

  • promoção da salubridade ambiental e da saúde coletiva;
  • proteção dos recursos hídricos e controle da poluição;
  • abastecimento de água às populações e atividades econômicas;
  • proteção contra situações hidrológicas extremas e acidentes de poluição;
  • ordenamento territorial;
  • quadros normativos e institucional.

image


image

 

image


image

 

 

Etapa 1 - Planejamento do processo de elaboração da Política, do Plano de Saneamento Básico, e definição dos canais de participação da sociedade e de comunicação social na elaboração do plano.
Etapa 2 - Elaboração de diagnóstico da situação do saneamento básico e de seus impactos nas condições de vida da população.
Etapa 3 - Elaboração dos prognósticos e alternativas para universalização dos serviços de saneamento básico. Objetivos e Metas.
Etapa 4 - Definição de programas, projetos e ações necessárias para atingir objetivos e metas.
Etapa 5 - Definição de ações para emergências e contingências.
Etapa 6 - Definição de diretrizes para a montagem do Sistema de Informações Municipais de Saneamento Básico, de forma compatível com o SINISA.
Etapa 7- Definição de mecanismos para a avaliação sistemática da eficiência, da efetividade, da eficácia e do impacto das ações programadas.


image
Lançamento - Município de Dionísio Cerqueira


image
Lançamento - Município de Dionísio Cerqueira


image
Audiência Pública - Município de Dionísio Cerqueira


image
Oficina de Leitura Comunitária - Município de Dionísio Cerqueira

O Instituto Goio-En está à disposição para elaboração do plano em qualquer município.

Serão entregues com produtos finais o Plano impresso, contendo todas as etapas elaboradas, além do arquivo em meio digital, juntamente com cartografia do PMSB.

EVENTOS
Calendário
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
No momento não existem eventos cadastrados.
INFORMATIVO
Cadastre-se e receba nosso informativo
 
Avenida Senador Attílio Fontana, 591E - Bairro Efapi - CEP 89809.000 - Caixa Postal 1141 - Chapecó/SC
Linha Quarta Seção, junto à UHE Foz do Chapecó - Interior - Águas de Chapecó/SC
+55 (49) 3321 8168
+55 (49) 3339 3015
 
EVENTOS
Eventos
NOTÍCIAS
Notícias
Fundeste Unochapecó Pesca e Aquicultura