Bom dia! Terça-feira, 22 de agosto de 2017
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Todo trabalho destes encontros está fundamentado na valorização da atividade das agricultoras e da diversidade de plantas e alimentos que existem na propriedade.

Resultam desses encontros o artesanato, os cosméticos, a alimentação alternativa, a autoestima, conhecimento dos produtos que existem na propriedade e, principalmente, a elaboração de práticas coletivas para a vitalização das comunidades, como a arborização e as hortas medicinais.

Construir, com o público-alvo, reflexões acerca da condição feminina e contribuir nos processos de fortalecimento de valores e atitudes que ajudem na preservação do meio ambiente.

image
Município de Rio dos Índios

image
Município de Rio dos Índios

image
Município de Águas de Chapecó

image
Município de Guatambu

Entre as temáticas abordadas nas oficinas estão a organização da propriedade, a culinária alternativa com orientação sobre alimentação saudável, a saúde ambiental através da demonstração de produtos encontrados na comunidade, que auxiliem na saúde e na autoestima, além de alternativas de renda.

image
Município de Águas de Chapecó

image
Município de Nonoai

image
Município de Rio dos Índios

image
Município de Erval Grande

image
Município de Rio dos Índios

 

Em Santa Catarina, os encontros acontecem em Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Guatambu, Itá, Paial e São Carlos.
No Rio Grande do Sul a atividade é desenvolvida nos municípios de Alpestre, Erval Grande, Faxinalzinho, Itatiba do Sul, Nonoai e Rio dos Índios.

Em parceria com todas as Secretarias de Educação dos municípios da área de abrangência, 529 agricultoras já foram atendidas, somando 72 horas de atividades.

Depoimento de Rachel Elma Mohr Steiernagel - Secretária Municipal de Educação de Águas de Chapecó/SC

As atividades de Educação Ambiental que estão sendo realizadas pelo Instituto Goio-En no município de Águas de Chapecó são de grande importância. Nota-se que o trabalho através de oficinas despertam no público-alvo um interesse efetivo. Estão sendo atendidos educadores, educandos e mulheres agricultoras.

O trabalho com os educadores através de cursos de capacitação, trouxe enriquecimento aos projetos desenvolvidos nas unidades escolares. As oficinas escolhidas a serem trabalhadas nas escolas contribuíram para a melhoria do conhecimento em relação aos temas, despertando a consciência crítica sobre questões ambientais no meio em que vivem.

A Educação Ambiental, através das diversas oficinas para as agricultoras, tem por objetivo a valorização da mulher do campo bem como a utilização de produtos naturais, questões que envolvem elementos da saúde da mulher, da auto-estima, da valorização própria, além de ter trabalhado práticas de economia e alternativas alimentares.

image
Município de Guatambu

image
Município de Erval Grande

image
Município de Rio dos Índios

EVENTOS
Calendário
D S T Q Q S S
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
No momento não existem eventos cadastrados.
INFORMATIVO
Cadastre-se e receba nosso informativo
 
Avenida Senador Attílio Fontana, 591E - Bairro Efapi - CEP 89809.000 - Caixa Postal 1141 - Chapecó/SC
Linha Quarta Seção, junto à UHE Foz do Chapecó - Interior - Águas de Chapecó/SC
+55 (49) 3321 8168
+55 (49) 3339 3015
 
EVENTOS
Eventos
NOTÍCIAS
Notícias
Fundeste Unochapecó Pesca e Aquicultura