INSTITUCIONAL
INSTITUTO

A responsabilidade ambiental e o compromisso com o desenvolvimento da região estão na essência das ações praticadas pelo Instituto Goio-En, uma organização de estudos, pesquisa, desenvolvimento e serviços mantida pela Fundeste.

Constituído em 2003, com o nome de Instituto Regional para o Desenvolvimento Sustentável, em Abril de 2009, por meio da RESOLUÇÃO 001/AS. GERAL/2009, passou a se chamar Instituto Goio-En.

Resgatando as origens, em tupi-guarani, a palavra Goio-En quer dizer "muita água" ou "o que vem do rio fundo". A escolha do nome faz referência ao espaço geográfico Goio-En que fica na divisa dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e na confluência dos rios Uruguai e Passo Fundo, região que abrigou as populações tradicionais do que viria a ser futuramente Chapecó.

Com sede em São Carlos (SC), um escritório na Unochapecó, em Chapecó (SC) e com uma nova área em construção em Águas de Chapecó (SC), o Instituto Goio-En desenvolve projetos e ações em três áreas: Estudo dos Peixes, Educação Ambiental e Planejamento Urbano.

No Estudo dos Peixes, desenvolve pesquisas relacionadas aos peixes da bacia hidrográfica do Rio Uruguai, com destaque para o Projeto Piraqué, que possui a primeira e única estação de piscicultura que detém banco genético vivo de todas as espécies migratórias do Rio Uruguai. Realiza também o monitoramento da água e espécies, além de ações de incentivo à piscicultura regional.

Em Educação Ambiental, o Instituto Goio-En promove um conjunto de atividades no âmbito educacional, atendendo a demanda de novos conhecimentos acerca das questões ambientais. As ações procuram sensibilizar os mais diversos públicos com os quais trabalha sobre a importância em resgatar, construir e preservar relações e atitudes ambientalmente e socialmente responsáveis, estimulando nos participantes a ideia de transformarem-se em Multiplicadores Ambientais.

No Planejamento Urbano, o Instituto Goio-En, em parceria com prefeituras, realiza Planos Diretores, Planos Municipais de Saneamento Básico, Planos Locais de Habitação de Interesse Social e Boletins Cadastrais Imobiliários. Nesses projetos, após detalhada análise e estudo do município, são sugeridas estratégias, medidas e ações a fim de ordenar e estruturar o meio urbano e rural.


REGIMENTO DO INSTITUTO

Visualize o regimento do Instituto Goio-En.
FUNDESTE

A Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste é resultado de um forte movimento comunitário que surgiu no início da década de 1970, objetivando a implantação do ensino superior em Chapecó e em outras cidades da região. Hoje, mantenedora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), da Farmácia Escola Unochapecó e do Instituto Goio-En, a Fundeste é uma das pioneiras do ensino superior em Santa Catarina e contribuiu para a expansão da universidade para outras cidades da região, como Xanxerê, São Miguel do Oeste, Xaxim e São Lourenço do Oeste.

Foi constituída com a finalidade de criar, estimular e difundir valores culturais e conhecimentos científicos voltados à formação cidadã e à integração comunitária. Para consecução de seus objetivos, desenvolve atividades de prestação de serviços e ensino em igualdade de condições para acesso e permanência do estudante, garantindo a liberdade de aprendizado, pesquisa e divulgação do pensamento e o pluralismo de ideias, através de gestão democrática como garantia de qualidade e valorização humana.

Além de instituição de utilidade pública municipal, estadual e federal, a Fundeste também possui certificado como entidade beneficente de assistência social, concedido, após detalhada análise, pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), organismo subordinado ao Ministério da Previdência e Assistência Social. Essa certificação lhe permite conceder benefícios para os acadêmicos, como bolsas e estágios, e realizar ações de cunho social. As ações da Fundeste são conduzidas por organismos que têm a participação efetiva de representantes do segmento universitário e da comunidade regional. São eles a Presidência, incluindo presidente e vice, Conselho Diretor, com funções executivas, Conselho Fiscal e Conselho Superior, formado por 30 integrantes.

CONHEÇA A FUNDESTE: www.fundeste.org.br

EQUIPE

Conheça a equipe do Instituto Goio-En e visualize os currículos através da Plataforma Lattes.

PARCERIAS

Conheça as entidades que acreditam em nosso trabalho e nos auxiliam no desenvolvimento de projetos e ações socioambientais.

EVENTOS
Calendário
D S T Q Q S S
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      
No momento não existem eventos cadastrados.
INFORMATIVO
Cadastre-se e receba nosso informativo
 
Avenida Senador Attílio Fontana, 591E - Bairro Efapi - CEP 89809.000 - Caixa Postal 1141 - Chapecó/SC
Linha Quarta Seção, junto à UHE Foz do Chapecó - Interior - Águas de Chapecó/SC
+55 (49) 3321 8168
+55 (49) 3339 3015
 
EVENTOS
Eventos
NOTÍCIAS
Notícias
Fundeste Unochapecó Pesca e Aquicultura