Bom dia! Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017
INSTITUCIONAL
INSTITUTO

A responsabilidade ambiental e o compromisso com o desenvolvimento da região estão na essência das ações praticadas pelo Instituto Goio-En, uma organização de estudos, pesquisa, desenvolvimento e serviços mantida pela Fundeste.

Constituído em 2003, com o nome de Instituto Regional para o Desenvolvimento Sustentável, em Abril de 2009, por meio da RESOLUÇÃO 001/AS. GERAL/2009, passou a se chamar Instituto Goio-En.

Resgatando as origens, em tupi-guarani, a palavra Goio-En quer dizer "muita água" ou "o que vem do rio fundo". A escolha do nome faz referência ao espaço geográfico Goio-En que fica na divisa dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e na confluência dos rios Uruguai e Passo Fundo, região que abrigou as populações tradicionais do que viria a ser futuramente Chapecó.

Com sede em São Carlos (SC), um escritório na Unochapecó, em Chapecó (SC) e com uma nova área em construção em Águas de Chapecó (SC), o Instituto Goio-En desenvolve projetos e ações em três áreas: Estudo dos Peixes, Educação Ambiental e Planejamento Urbano.

No Estudo dos Peixes, desenvolve pesquisas relacionadas aos peixes da bacia hidrográfica do Rio Uruguai, com destaque para o Projeto Piraqué, que possui a primeira e única estação de piscicultura que detém banco genético vivo de todas as espécies migratórias do Rio Uruguai. Realiza também o monitoramento da água e espécies, além de ações de incentivo à piscicultura regional.

Em Educação Ambiental, o Instituto Goio-En promove um conjunto de atividades no âmbito educacional, atendendo a demanda de novos conhecimentos acerca das questões ambientais. As ações procuram sensibilizar os mais diversos públicos com os quais trabalha sobre a importância em resgatar, construir e preservar relações e atitudes ambientalmente e socialmente responsáveis, estimulando nos participantes a ideia de transformarem-se em Multiplicadores Ambientais.

No Planejamento Urbano, o Instituto Goio-En, em parceria com prefeituras, realiza Planos Diretores, Planos Municipais de Saneamento Básico, Planos Locais de Habitação de Interesse Social e Boletins Cadastrais Imobiliários. Nesses projetos, após detalhada análise e estudo do município, são sugeridas estratégias, medidas e ações a fim de ordenar e estruturar o meio urbano e rural.


REGIMENTO DO INSTITUTO

Visualize o regimento do Instituto Goio-En.
FUNDESTE

A Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste é resultado de um forte movimento comunitário que surgiu no início da década de 1970, objetivando a implantação do ensino superior em Chapecó e em outras cidades da região. Hoje, mantenedora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), da Farmácia Escola Unochapecó e do Instituto Goio-En, a Fundeste é uma das pioneiras do ensino superior em Santa Catarina e contribuiu para a expansão da universidade para outras cidades da região, como Xanxerê, São Miguel do Oeste, Xaxim e São Lourenço do Oeste.

Foi constituída com a finalidade de criar, estimular e difundir valores culturais e conhecimentos científicos voltados à formação cidadã e à integração comunitária. Para consecução de seus objetivos, desenvolve atividades de prestação de serviços e ensino em igualdade de condições para acesso e permanência do estudante, garantindo a liberdade de aprendizado, pesquisa e divulgação do pensamento e o pluralismo de ideias, através de gestão democrática como garantia de qualidade e valorização humana.

Além de instituição de utilidade pública municipal, estadual e federal, a Fundeste também possui certificado como entidade beneficente de assistência social, concedido, após detalhada análise, pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), organismo subordinado ao Ministério da Previdência e Assistência Social. Essa certificação lhe permite conceder benefícios para os acadêmicos, como bolsas e estágios, e realizar ações de cunho social. As ações da Fundeste são conduzidas por organismos que têm a participação efetiva de representantes do segmento universitário e da comunidade regional. São eles a Presidência, incluindo presidente e vice, Conselho Diretor, com funções executivas, Conselho Fiscal e Conselho Superior, formado por 30 integrantes.

CONHEÇA A FUNDESTE: www.fundeste.org.br

EQUIPE

Conheça a equipe do Instituto Goio-En e visualize os currículos através da Plataforma Lattes.

Vincenzo Francesco Mastrogiacomo - Presidente da Fundeste
Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, preside a Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), mantenedora do Instituto Goio-En.
Rose Maria de Oliveira Mendes - Diretora Geral
Possui graduação em Química e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Plínio Seidler - Vice-Presidente da Fundeste
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialização em Projeto e Análise de Estruturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialização em Engenharia de Produção - Gerência de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Matemática Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialização em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e aperfeiçoamento em Avaliação em massa de Imóveis p/ Fins Tributários pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia Atualmente é professor titular da Universidade Comunitária Regional de Chapecó, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Avaliação, Valor do solo urbano e Vice-Presidente da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), mantenedora do Instituto Goio-En.
Patricia Possebon Maia - Assistente Administrativo
Graduada em Administração pela Unochapecó
Daniela Lanhi Zancanaro - Assessora de Comunicação
Graduação em Publicidade e Propaganda. Especialização em Promoção de Vendas, Merchandising e Varejo pela Unochapecó. Especialização em Branding: Design e Gestão da Marca pela Unochapecó.
Sidinei Follmann - Técnico de Campo - Unidade Piraqué (São Carlos)
Graduado em Agronomia pela Unochapecó.
Geraldo Appelt
Trabalhador de Campo - Unidade Piraqué (São Carlos)
PARCERIAS

Conheça as entidades que acreditam em nosso trabalho e nos auxiliam no desenvolvimento de projetos e ações socioambientais.

EVENTOS
Calendário
D S T Q Q S S
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28        
No momento não existem eventos cadastrados.
INFORMATIVO
Cadastre-se e receba nosso informativo
 
Avenida Senador Attílio Fontana, 591E - Bairro Efapi - CEP 89809.000 - Caixa Postal 1141 - Chapecó/SC
Linha Quarta Seção, junto à UHE Foz do Chapecó - Interior - Águas de Chapecó/SC
+55 (49) 3321 8168
+55 (49) 3339 3015
 
EVENTOS
Eventos
NOTÍCIAS
Notícias
Fundeste Unochapecó Pesca e Aquicultura