Bom dia! Quarta-feira, 18 de janeiro de 2017
ESTUDO DOS PEIXES

O projeto tem como finalidade reunir informações a respeito do deslocamento dos peixes migradores.

O desenvolvimento dessa ação contribui para o conhecimento sobre a biologia das espécies de peixes migradores, com base na qual é possível definir medidas conservacionistas e de manejo da comunidade de peixes.

O objetivo principal é estudar as rotas migratórias das principais espécies de peixes migradores bem como subsidiar futuros programas de preservação e manejo dessas espécies.

Busca também detectar e avaliar os impactos de empreendimentos hidrelétricos sobre as principais espécies de peixes migradores.


image

image

image

image

Após a captura pelos pescadores, os peixes coletados são submetidos à marcação pela equipe do Instituto Goio-En.

Os exemplares capturados, em boas condições físicas,  são colocados em banho de anestésico, medidos (comprimentos total e padrão), pesados e marcados. A marca LEA consiste em uma marca plástica, onde há uma mensagem impressa. Cada marca, fixada na base do opérculo do peixe com o auxílio de uma agulha, cujo fio é enrolado nas extremidades, evitando a perda, possui uma numeração única, que fica exposta para leitura.

Após o processo de marcação, os peixes são colocados em água corrente até retomar os movimentos operculares normais e depois soltos no rio.  A recaptura dos exemplares se dá de duas maneiras: coletas pelos próprios pesquisadores e coletas pelos pescadores da bacia. Os pescadores que devolvem as marcas recebem kits com brindes.

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

No trecho do empreendimento em questão.

Sidinei Folmann
Visualize o Currículo Lattes

Geraldo Appelt
Visualize o Currículo Lattes

Alex Rubert

Valentim Ribeiro

A realização dessa atividade possibilita avaliar a ictiofauna quanto ao estado de conservação, definindo limites de criticidade para manutenção das comunidades, identificar e avaliar os locais de reprodução, desova e criadouros das espécies migratórias. Além disso, são identificadas eventuais rotas migratórias utilizadas pelos grandes migradores e caracterizado o impacto da perda das rotas sobre a ictiofauna.

Todos os dados obtidos durante o processo estão contidos em relatório que descreve o total de peixes capturados, marcados, assim como a descrição dos pontos de registro.

image

image

image

image

EVENTOS
Calendário
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
No momento não existem eventos cadastrados.
INFORMATIVO
Cadastre-se e receba nosso informativo
 
Avenida Senador Attílio Fontana, 591E - Bairro Efapi - CEP 89809.000 - Caixa Postal 1141 - Chapecó/SC
Linha Quarta Seção, junto à UHE Foz do Chapecó - Interior - Águas de Chapecó/SC
+55 (49) 3321 8168
+55 (49) 3339 3015
 
EVENTOS
Eventos
NOTÍCIAS
Notícias
Fundeste Unochapecó Pesca e Aquicultura