Bom dia! Quarta-feira, 28 de junho de 2017
ESTUDO DOS PEIXES

O projeto de preservação dos peixes migradores do Rio Uruguai, Piraqué, tem sua essência na língua indígena tupi-guarani. “pira” significa “peixe”, e “qué”,  “cuidado e atenção”.

A preocupação em preservar a diversidade genética dos peixes nativos migradores do Rio Uruguai, está entre os principais propósitos do projeto, que tem como parceiros o Ministério da Pesca e Aquicultura, Foz do Chapecó Energia, Fundeste, Unochapecó e os municípios de São Carlos e Águas de Chapecó.

Além do desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, busca atuar na capacitação de pescadores, produtores e ribeirinhos no manejo dos peixes, estabelecer ações de Educação Ambiental, servir de base tecnológica para projetos interinstitucionais de pesquisa e extensão dos peixes do Rio Uruguai, assim como disponibilizar peixes para o repovoamento (antecedido de estudo prévio) e cultivo comercial.

Desenvolver pesquisas e tecnologias para a preservação e produção das espécies de peixes nativos migradores do rio Uruguai.

Disponibilizar peixes nativos para o repovoamento e cultivo comercial das espécies.

Diminuir o esforço de pesca com desenvolvimento de tecnologias de cultivo em viveiros ou tanques rede das espécies de maior interesse comercial - dourado, pintado, piava, bocudo, jundiá.

Capacitar os pescadores, produtores e ribeirinhos no manejo dos peixes.

Executar ações de Educação Ambiental, consolidando o polo regional de Educação Ambiental.

Recuperar áreas degradadas e reconstituir as matas ciliares da região, através da produção de mudas e plantio de espécies florestais nativas.

Servir de base tecnológica para projetos interinstitucionais de pesquisa e extensão da ictiofauna (peixes) do Rio Uruguai.


image

image

image

image

image

image

image

image

image

Na unidade de São Carlos (SC), são efetuados estudos relacionados às espécies de peixes da bacia hidrográfica do Rio Uruguai.

Em Águas de Chapecó (SC), está em implantação uma nova unidade de produção de peixes nativos migradores do Rio Uruguai. Serão mais de 40 mil metros quadrados de área alagada, divididos em 70 viveiros - experimentais, larvicultura e manutenção de reprodutores, e mais de 1.500 metros quadrados em edificações. A estimativa de produção da nova unidade do Projeto Piraqué é de 1 milhão de juvenis de peixes nativos/ano, os quais serão disponibilizados para produção, estudos e repovoamento do Rio Uruguai.

Além dos projetos de desenvolvimento de tecnologia para as espécies de peixes da região em políticas de repovoamento e de piscicultura, o Piraqué também está em harmonia com os projetos de Educação Ambiental desenvolvidos pelo Instituto Goio-En.

image

image

image

image

image

image

Conheça as espécies de peixes migradores do Rio Uruguai, reproduzidas da Unidade do Projeto Piraqué e disponibilizadas para repovoamento do rio, desenvolvimento de pesquisas e cultivo comercial.

image

image

image

image

image

image

image

image

 

 

Anteriormente localizada no município de São Carlos, abrigava a primeira e única unidade que detém banco genético vivo de todas as espécies migratórias de peixes do Rio Uruguai. Este banco está atualmente comportado na nova unidade de Águas de Chapecó.
Em Águas de Chapecó, serão mais de 40 mil metros quadrados.

Sidinei Folmann
Visualize o Currículo Lattes

Geraldo Appelt
Visualize o Currículo Lattes

Alex Rubert

Valentim Ribeiro

Primeira reprodução em cativeiro do dourado e da piracanjuba na bacia do Rio Uruguai.

Realização anual da reprodução do dourado (Salminus brasiliensis), curimbatá (Prochilodus lineatus), pintado amarelo (Pimelodus maculatus), suruvi bocudo (Steindachneridion scripta), surubim pintado (Pseudoplatystoma corruscans) e piracanjuba (Brycon orbignyanus).

Adaptação e desenvolvimento de tecnologia de criopreservação de sêmen de peixes.

Base de trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Transferência de tecnologia ao setor produtivo.

Educação ambiental e contribuição para o desenvolvimento da piscicultura regional.


image
Desenvolvimento embrionário

image
Desenvolvimento embrionário

image
Desenvolvimento embrionário

image
Desenvolvimento embrionário

EVENTOS
Calendário
D S T Q Q S S
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
No momento não existem eventos cadastrados.
INFORMATIVO
Cadastre-se e receba nosso informativo
 
Avenida Senador Attílio Fontana, 591E - Bairro Efapi - CEP 89809.000 - Caixa Postal 1141 - Chapecó/SC
Linha Quarta Seção, junto à UHE Foz do Chapecó - Interior - Águas de Chapecó/SC
+55 (49) 3321 8168
+55 (49) 3339 3015
 
EVENTOS
Eventos
NOTÍCIAS
Notícias
Fundeste Unochapecó Pesca e Aquicultura