NOTÍCIAS
Educação Ambiental » Sexta, 14/12/2012

Evento relacionado ao PACUERA é realizado pelo Instituto Goio-En

Na manhã desta quinta-feira, o Programa de Educação Ambiental do Instituto Goio-En, em parceria com a Foz do Chapecó Energia S.A., promoveu um evento com o objetivo de divulgar o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (PACUERA). Este plano visa equilibrar ambientalmente o uso sustentável do lago e da área de Preservação Permanente (APP) do reservatório da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó.
Com a presença de Prefeitos atuais e eleitos, Secretários Municipais, representantes de entidades, além da comunidade, a atividade também buscou fomentar a proposta de implantação e de fortalecimento dos Fóruns Ambientais Locais dos municípios catarinenses e gaúchos localizados no entorno do lago da UHE Foz do Chapecó.

Para discorrer sobre o Plano, o Instituto convidou diversos especialistas e entidades da área ambiental. A mesa foi composta pelo Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó - Prof. Alexandre Maurício Mattielo, Kiyomi Futatsugi - Representante da Foz do Chapecó Energia S.A., Marcilei Vignatti - Coordenadora do Programa de Educação Ambiental do Instituto Goio-En entre os anos de 2007 e 2012, Silvana Winckler - Doutoura em Direito e Professora do Mestrado de Ciências Ambientais da Unochapecó e Edvar Fernando da Silva Santos - Major da Polícia Militar e Comandante da Quinta Companhia da Polícia Militar Ambiental. A Mesa Redonda foi mediada pelo Senhor Licério de Oliveira, Professor da Área de Ciências Humanas e Jurídicas da Unochapecó. Os assuntos abordados estavam relacionados à questões de legislação, ocupação e acesso ao lago, instalação de empreendimentos no entorno do reservatório e nas áreas remanescentes, procedimentos para liberação de uso e passagem na APP e a divulgação das audiências públicas.

Ao final, foi socializada a proposição de ações de Educação Ambiental de forma continuada na região, destacando o interesse em implantar um Centro de Divulgação Ambiental. Da mesma forma, foi posta em voga a importância em manter os Fóruns Ambientais Locais e, a partir destes, a constituição de Fóruns Regionais, para que os municípios possam tomar decisões coletivas no que diz respeito ao desenvolvimento socioambiental e econômico da região de abrangência da UHE Foz do Chapecó.

A partir das proposições levantadas, foram sugeridos alguns representantes, dentre os quais o Instituto Goio-En, o Movimento dos Atingidos por Barragens, a Polícia Ambiental, Prefeitos eleitos de municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, Foz do Chapecó Energia S.A. e Consultoria Gold & Gold. O grupo se reunirá no próximo ano a fim de pensar soluções e estratégias para as problemáticas ambientais observadas nos municípios a partir dos encontros de fóruns realizados localmente.

EVENTOS
Calendário
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
No momento não existem eventos cadastrados.
INFORMATIVO
Cadastre-se e receba nosso informativo
 
Servidão Anjo da Guarda, nº 295-D, Bairro Efapi - CEP: 89809-900 - Caixa Postal 1141 - Chapecó/SC
Linha Quarta Seção, junto à UHE Foz do Chapecó - Interior - Águas de Chapecó/SC
+55 (49) 3321 8168
+55 (49) 3325 1529
+55 (49) 98404 4091
 
EVENTOS
Eventos
NOTÍCIAS
Notícias
Fundeste Unochapecó Pesca e Aquicultura